Um movimento que tem dominado a arquitetura na construção civil nas últimas décadas é pelo melhor aproveitamento nos projetos de casas e apartamentos. Com isso, temos visto a metragem de apartamentos sendo reduzida com a construção de cômodos cada vez menores. Por outro lado, se tem um cômodo que contraria essa tendência é a sacada. Cada vez mais nobre, esse ambiente tem ganho não só metragem, como também um status inimaginável até bem pouco tempo atrás.

E com a valorização e o aumento da área útil dedicada às sacadas, o grande sonho de consumo de 10 entre 10 moradores de apartamentos é promover o fechamento do espaço com vidro. O fechamento da sacada é uma tendência que não tem volta, não só pelos benefícios que apresenta, mas também pela valorização do imóvel.

Com o fechamento da sacada, os moradores passam a contar com praticamente mais um cômodo no apartamento, que serve para inúmeras atividades, como receber amigos, fazer refeições, descansar, estudar e até praticar atividades físicas. Além de agregar espaço ao apartamento, a sacada passa a ser um ambiente extremamente versátil e multiuso.

Os principais benefícios do fechamento da sacada com vidro é permitir proteção para os mais diversos agentes, como barulho, chuva, vento, sol, além de permitir a instalação de persianas, que garantem também mais privacidade. Com isso, a sacada passa a ser um espaço utilizável em qualquer época do ano, seja com chuva ou sob sol.

Cuidados

Apesar dos múltiplos benefícios, é preciso observar alguns cuidados antes de contratar um fornecedor para elaborar um projeto de fechamento de sacada em seu apartamento. Afinal de contas, além dos benefícios já citados, a sacada envidraçada deve oferecer também a segurança não só dos moradores, mas também de terceiros.

A primeira medida a ser tomada antes de contratar o serviço é verificar junto ao estatuto do condomínio quais as regras para o fechamento de sacada. Em alguns casos, já existem padronizações

 

que definem modelos, cores e tipos de vidros. Além disso, também é preciso verificar a necessidade de apresentação de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) emitida por profissional responsável.

Após as verificações com o condomínio, chega a hora de buscar orçamentos e propostas junto ao mercado. Nesse caso, a escolha deve ser criteriosa. Afinal de contas o fechamento da sacada com vidro é um investimento de longo prazo. Por isso, o contratante deve verificar o custo-benefício da proposta apresentada e não somente o custo. Como em todos os segmentos, há empresas inidôneas atuando nessa área também.

Um medida bastante recomendável é fazer uma pesquisa na internet para buscar referências sobre o fornecedor. Também pode ser recomendável buscar informações junto a outros clientes que fizeram serviços com essas empresas.

Por último, é preciso exigir um contrato que dê garantia dos produtos e serviços fornecidos no projeto. O pós-venda é muito importante, pois a cortina de vidro pode precisar de ajustes e manutenção periódica depois de sua instalação.

Em São Paulo, a Vivaglass é uma das empresas mais respeitadas do mercado, já tendo executado centenas de projetos em todas as regiões da cidade. Conheça um pouco mais sobre a empresa no endereço: www.vivaglass.com.br.