Em qualquer projeto decorativo, o que mais buscamos é dar um toque de sofisticação ao ambiente. Isso vale tanto para os projetos mais conservadores, quanto para os rústicos ou descolados. No final, o que todos nós desejamos é deixar o local mais bonito e agradável, agregando móveis e acessórios do nosso gosto.

E o que podemos afirmar é que essa verdade é válida para qualquer ambiente da casa, até mesmo para a área de serviço. Mas se tem um ambiente que não abrimos mão de um bom projeto é a sacada. Afinal de contas, já tem um bom tempo que a sacada se tornou uma das áreas mais frequentadas e aconchegantes do apartamento.

Uma forma de trazer mais sofisticação a esse espaço, acompanhando a decoração, é a instalação de uma cortina de vidro. O envidraçamento da sacada traz inúmeros benefícios, entre eles proporcionar um toque de bom gosto e requinte ao espaço.

E como o mercado de envidraçamento de sacadas está em alta, as opções de materiais e projetos também são cada vez maiores. Tonalidades do vidro, tipos de matérias dos perfis, os mecanismos de abertura e fechamento, enfim, cada parte do projeto pode ser customizável, atendendo não só aos pré-requisitos do projeto, mas também ao gosto pessoal do contratante.

Em relação aos vidros, os tipos mais usados são o laminado e o temperado. Ambos têm prós e contras e a escolha deve ser técnica, levando em consideração condições climáticas da região. Um profissional especializado é a pessoa mais indicada para determinar o tipo a ser usado em cada projeto. Já em relação às cores do vidro, antes da escolha, é recomendável consultar o estatuto do condomínio para conhecer o que já  está convencionado.

O sistema de fechamento é outro item que oferece opções e alternativas, que podem trazer maior sofisticação e personalização do projeto. Os três sistemas mais utilizados atualmente são:

  1. Sistema Europeu: é um dos mais usados. Tem a vantagem de se adaptar a qualquer formato de varanda ou sacada. As folhas de vidro ficam alinhas em um único trilho, o que permite a abertura total do vão.
  2. Sistema Stanley: São acrescentados mais trilhos por onde as lâminas de vidro vão correr. Dessa forma, a abertura fica quase completa, com todas as folhas se escondendo atrás de um painel fixo. Permite um controle eficaz contra o vento.
  3. Sistema Versatik: Esse tipo funciona como uma grande janela, com duas laterais fixas e duas lâminas centrais correndo pelo mesmo trilho. Por sua característica é a que permite o menor vão de abertura. Em compensação é que oferece o melhor sistema de vedação.

De qualquer forma, independente do material ou do tipo do envidraçamento escolhidos, o mais importante é buscar um fornecedor de confiança para elaborar um bom projeto e executar um bom serviço. Afinal de contas, a sacada de vidro é um investimento de longo prazo, que além de conforto e sofisticação, também tem que oferecer segurança.

Em São Paulo, a Vivaglass tem grande experiência já tendo atendido mais de 3 mil clientes em várias regiões da cidade. A empresa só trabalha com materiais certificados e possui equipes altamente treinadas. A Vivaglass atua tanto no desenvolvimento e instalação de projetos de envidraçamento de sacadas, quanto na manutenção. Saiba mais sobre a Vivaglass em www.vivaglass.com.br.