Uma pergunta que todo mundo se faz quando vai encomendar o fechamento da sacada, com uma cortina de vidro, é se a manutenção e a limpeza no dia a dia são práticas. Afinal de contas, nos dias corridos de hoje, o que menos queremos é algo que venha agregar ainda mais trabalho e dores de cabeça a nossa rotina.
Mas a boa notícia, é que além de muito bonitas e úteis, as cortinas de vidro também são extremamente simples no que diz respeito à limpeza diária. Com algumas pequenas observações, é possível promover sua higienização em poucos minutos e sem grandes esforços físicos.
A primeira providência a tomar antes de iniciar a limpeza propriamente dita, é utilizar um espanador para tirar a poeira mais grossa do vidro. Essa medida é extremamente importante para evitar que a poeira grudada venha a arranhar o vidro, quando o pano for passado por cima.
Em muitos casos, a sacada abriga também a churrasqueira, que cuja gordura dificulta a remoção da sujeira. Nesses casos, a limpeza deve ser feita com um pouco mais de frequência e sempre que a churrasqueira for usada.
Depois de removida a poeira inicial, é recomendado usar um pano macio e limpo, que deve ser embebido de água morna, álcool ou, no máximo um produto limpa vidros. É importante ressaltar que produtos como cloro, amoníaco, água sanitária, entre outros produtos ácidos, não devem ser usados para não atacar a superfície do vidro.
Até mesmo alguns limpa vidros devem ser usados com cautela. Nesses casos, sempre é bom consultar o fornecedor, que poderá orientar sobre o melhor produto a ser usado.
Além de produtos líquidos, ou mesmo em creme ou pasta, é preciso evitar a utilização de material abrasivo, como esponja, panos ásperos, lixas, entre outros. Nesse caso, também pode haver danos à superfície do vidro, como arranhões mais profundos.
Após a aplicação de pano umedecido, deve-se finalizar o trabalho com o uso de um pano seco para retirar possíveis manchas de secagem. Após esse processo, a última ação é utilizar um aspirador de pó para limpar os trilhos e a limpeza está finalizada.
Como se vê, com esses passos simples é possível manter sua cortina de vidro sempre limpa e transparente, ao mesmo tempo, garantido sua vida útil por muitos e muitos anos. Em caso de dúvidas, sempre é bom consultar o fornecedor, pois a realização de serviços não recomendados pode, além de danificar o material, prejudicar a garantia do produto.
Deixar um comentário