Na hora de projetar alguma obra na sua casa em que se utilize vidro, sempre fica aquela dúvida, qual vidro utilizar? Qual a diferença entre os tipos de vidros?
Os dois tipos de vidro mais utilizados em obras, são o Temperado e o Laminado, vamos explicar aqui de maneira simples sobre cada um dos dois.
Mas antes de iniciar a sua obra, no caso de apartamento, é muito importante verificar qual o vidro para o fechamento da sacada ou a da cobertura de vidro permitidos no seu condomínio.
Vidro temperado
O nome desse tipo de vidro vem do processo da “têmpera”, no qual o material passa por temperaturas altíssimas e depois por um rápido processo de resfriamento.
É devido a esse processo que o vidro temperado possui maior resistência e é usualmente empregado na construção civil. Também chamado de “vidro de segurança”, não pode ser cortado depois do resfriamento, o que demanda que o produto seja feito já nas dimensões exatas em que será utilizado.
Aplicado comumente em portas e boxes de banheiro, quando quebrado, o vidro temperado se estilhaça em pedaços bem pequenos e não cortantes; essa é outra vantagem do material.
Vidro laminado
Esse tipo de material recebe esse nome porque é fabricado com mais de uma lâmina de vidro. No processo de fabricação, as chapas de vidro, temperadas ou não, são intercaladas com o PVB, uma espécie de filme plástico. A partir daí, o vidro e o PVB são prensados de forma que fiquem fortemente ligados.
Em caso de quebra, o vidro laminado não se estilhaça, pois os fragmentos ficam presos ao filme plástico. Por causa disso, também é considerado um vidro de segurança e geralmente é o tipo mais caro dos três. Confira opções de diversas espessuras do material disponíveis em nossa loja:
Ficou mais fácil saber a diferença entre o temperado e laminado? Entre em contato com a Viva Glass e vamos tirar todas as suas dúvidas e te entregar a melhor solução!
Deixar um comentário