Antes de escolher qual tipo de piso e revestimento você vai usar na sua varanda, você precisa determinar a funcionalidade do espaço. Será um ambiente relax ou de trabalho? Os planos envolvem cozinhar e fazer churrascos? Crianças ou animais de estimação também vão usufruir do espaço? Tudo isso deve ser considerado na escolha, a fim de equilibrar estética, segurança, facilidade de limpeza, manutenção e durabilidade da sua decoração.

Para um ambiente de descanso, o indicado é um piso que seja mais acolhedor, como a cerâmica que imita madeira ou a própria madeira. Ele combina muito bem com uma decoração composta por uma poltrona confortável e uma parede com um jardim vertical. Outra opção é harmonizar esse piso com um ambiente de vidro, para garantir um ar mais moderno ao ambiente. Também podem ser utilizados placas de gesso, hoje existem vários modelos disponíveis.

Em uma varanda gourmet, precisamos pensar que haverá respingos de  gordura, líquidos que caem no chão. Então o mais indicado é um piso impermeável como a cerâmica e o porcelanato, que podem ser lavados com água e sabão. Nas paredes, tijolinhos aparentes ou que imitem pedras, ou inda revestimentos de cerâmica ou porcelanato. Outra opção é o revestimento cimentício 3D, que tem se tornado uma tendência, e caso você não saiba, ele é feito a partir do concreto em formato de placas e esse concreto possui texturas que são parecidas com rochas, madeira e até mesmo ondas.

Escolhido o tipo de piso e de revestimento para a sua varanda, capriche na decoração. Use e abuse da criatividade, coloque cor, móveis práticos e confortáveis, plantas, uma boa iluminação e objetos harmoniosos.

Pense no principal: o ENVIDRAÇAMENTO da varanda, que traz Segurança – protege crianças e animais da altura. Estética – o envidraçamento deixa o ambiente clean, não perde luminosidade e combina com todo tipo de decoração, além de trazer muita sofisticação ao ambiente. Proteção – protege o ambiente e seus móveis da poeira e chuva.