Outrora relegadas a segundo plano, as sacadas ou varandas tornaram-se nos últimos anos itens indispensáveis nos projetos de apartamentos. Ocupando um espaço cada vez mais nobre nos imóveis e na vida das famílias, esses ambientes têm se sofisticado a ponto de se tornarem o “cantinho” preferido para descansar, descontrair ou receber amigos.

Além dos projetos paisagísticos e decorativos, a maneira mais procurada de agregar valor a uma sacada é promovendo o seu fechamento com vidro. E as vantagens do envidraçamento vão muito além de simplesmente transformar as sacadas em “varandas gourmet”.

A primeira e mais óbvia vantagem da sacada fechada com vidro, a sacada de vidro, é proteger o espaço com as intempéries, como chuvas e ventos. Com isso, o risco de acabar com o churrasquinho com os amigos por conta de uma chuva de verão, por exemplo, fica praticamente reduzido a zero.

As vantagens são inúmeras e realmente justificam o investimento do envidraçamento. Aliás, a primeira vantagem do fechamento está justamente na valorização do imóvel. Não há quem resista a um projeto de varanda, com uma bela cortina de vidro, uma churrasqueira e detalhes decorativos de bom gosto.

Outras vantagens do envidraçamento da sacada estão na proteção do ambiente contra poeira e o barulho. As cortinas de vidro são capazes de oferecer boa proteção acústica, principalmente para apartamentos de andares mais baixos.

Outra proteção oferecida pelas chamadas cortinas de vidro é a redução da insolação sobre o mobiliário disposto no local. Em alguns casos, os vidros podem até mesmo ser de cor escura, oferecendo uma proteção solar ainda mais efetiva. Mas nesses casos, é preciso consultar o estatuto do condomínio para verificar o regulamento em relação às padronagens liberadas pela convenção interna.

Quem contratar

Depois de decidir pelo fechamento da sacada, é muito importante escolher bem a empresa que ficará responsável pelo serviço. O envidraçamento é um serviço durável, que deve ter qualidade para não gerar dores de cabeça posteriores.

Dessa forma, é importante pesquisar a empresa a ser contratada para saber se a mesma é idônea e atende as normas de segurança exigidas pela legislação. Além disso, é preciso verificar as condições da empresa em relação à garantia do serviço e dos materiais utilizados e o atendimento pós-venda. Um bom termômetro é consultar outros clientes que já contrataram a empresa.

Tipos de vidros

Os tipos de vidros mais utilizados no envidraçamento e fechamento de sacadas são os temperados e os laminados. O Temperado, ao contrário do vidro comum, é considerado um vidro de segurança por ser mais rígido e por estilhaçar em pequenos fragmentos não cortantes quando é danificado.

O vidro laminado é um dos mais resistentes, sendo capazes de superar impactos ao serem quebrados e manter os pedaços unidos, evitando a quebra total. Também é muito procurado por oferecer isolamento acústico maior do que os outros tipos.

O mercado oferece atualmente muitas alternativas de boas empresas para desenvolver o melhor projeto de sacada de vidro para seu apartamento. Em São Paulo, a Vivaglass é uma empresa que cria soluções inteligentes para sacadas de vidro, sempre priorizando a segurança e a qualidade. A Vivaglass trabalha com equipes altamente especializadas e produtos de alta qualidade técnica.