Soluções para fechamento de espaços internos e externos têm conquistado cada vez mais adeptos por suas inúmeras opções de aplicação

Na maioria das vezes, quando falamos em cortinas de vidro, o que nos vêm à mente são as sacadas de apartamentos fechadas por belas estruturas envidraçadas. Mas o que muita gente não sabe é que as cortinas de vidro têm incontáveis aplicações e cada vez mais caem no gosto tanto de arquitetos, quanto de quem quer dar um “up” no visual de casa.

As cortinas de vidro são estruturas fabricadas com placas de vidros resistentes a impactos, montadas sobre perfis metálicos, que possibilitam a movimentação do material. Dessa forma, ao contrário de paredes e demais divisórias, as cortinas de vidro dividem um espaço, mas permitem a abertura do mesmo.

Com tais características, as cortinas de vidro possuem grande versatilidade e muitas vantagens em relação a outros tipos de divisórias. Nesse texto, vamos mostrar um pouco dessas vantagens e muitas das aplicações permitidas pelas cortinas de vidro. Acompanhe:

Principais vantagens:

  • Bom custo-benefício
  • Aproveitamento de luz natural
  • Facilidade de acesso aos ambientes internos/externos
  • Beleza e funcionalidade
  • Proteção contra chuva, vento, poeira e barulho
  • Ocupa pouco espaço
  • Fácil manutenção e limpeza
  • Permite boa ventilação

Como se pode perceber, os apelos e vantagens para a instalação de cortinas de vidros são irresistíveis. Mas além dos benefícios, também é importante destacar a versatilidade dessa opção no fechamento de espaços. Acompanhe alguma opções de onde instalar uma cortina de vidro:

  • Sacadas e varandas
  • Pergolados e tetos de varandas
  • Integração de ambientes internos (cozinha/copa, cozinha/sala)
  • Áreas de piscinas e churrasqueira

Outra vantagem das cortinas de vidros é montá-las de acordo com o formato do cômodo. Dessa forma, ela pode ser montada em formato retilíneo, curvo, em “U”, ou mesmo combinando esses vários formatos. Devido a pequena espessura do vidro (8 mm a 10 mm), em relação a uma parede de alvenaria, as cortinas de vidro ocupam bem menos espaço, oferecendo uma possibilidade real de ampliação de áreas internas.

Outras possibilidades permitidas pelas cortinas de vidro estão na escolha do material a ser empregado, de acordo com os objetivos de cada projeto. Pode-se optar por vidros laminados ou temperados. Os vidros temperados são mais resistentes e por isso são chamados ‘vidros de segurança’. Em caso de quebras, fragmentam-se em pequenas partes, pouco cortantes e de fácil remoção.

Com tantas vantagens e benefícios, é fácil perceber o apelo crescente desse tipo de solução nos mais diversos projetos arquitetônicos. Antes reservadas a projetos comerciais e industriais, as cortinas de vidro cada vez mais têm sido escolhidas para valorizar projetos residenciais.

No entanto, é preciso lembrar que a cortina de vidro é um investimento de longo prazo, que visa oferecer comodidade, segurança e valorização ao imóvel. Por isso, a solução mais barata nem sempre é a mais indicada. Quem for optar por uma cortina de vidro precisa estar ciente da importância de se contratar um bom fornecedor. Lembre-se que a instalação de um projeto de qualidade precisa ser feito por uma empresa especializada e que siga as normas de segurança vigentes.

Em São Paulo, são muitas as empresas que trabalham com a instalação de cortinas de vidro. A Vivaglass é uma opção extremamente confiável, que oferece garantia de cinco anos em todos os projetos realizados. A empresa trabalha com materiais de primeira qualidade e possui equipes altamente especializadas na instalação de cortinas de vidro e demais soluções de envidraçamento.